GERFAM PARTICIPA DO V ECOARIDO E DO DIA DE CAMPO DO NEEF EM FORTALEZA-CE

        Entre os dias 3 e 6 de dezembro de 2018 o GERFAM esteve presente no V International Symposium on Semiarid Pastoral Ecosystems Research – ECOARIDO, realizado no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Durante o evento, temáticas envolvendo estratégias para o desenvolvimento da pecuária e convívio com a seca no semiárido foram expostas em palestras e trabalhos acadêmicos apresentados na forma de pôster. Nessa semana, pesquisadores do Brasil, China, Estados Unidos e países da África participaram do evento, através de 14 palestras.  Na ocasião, o GERFAM se fez presente através da participação de quatro integrante do grupo, um dos coordenadores do grupo, Prof. Aníbal Coutinho do Rêgo, e três discentes de pós-graduação, Amanda Queiroz, Vitor Macêdo e Rosana Ribeiro. No decorrer do evento, os pós-graduandos tiveram a oportunidade de apresentar em forma de pôster, resultados de trabalhos científicos realizados pelo grupo da UFRA de Belém. O discente Vitor Macêdo, expôs o trabalho na área de modelagem intitulado “Modelagem do acúmulo de matéria seca de Panicum maximum cv. Mombaça em função da fertilização nitrogenada e variáveis agrometeorológicas”. Já as discentes Amanda Queiroz e Rosana Ribeiro, apresentaram respectivamente os trabalhos “Uso de Lactobacillus buchneri reduz perdas de Silagem” e “Estabilidade aeróbia, pH e composição microbiológica de silagens de híbridos comerciais de milho”, ambos na área de conservação de forragens.

       

       No terceiro dia do evento, o Prof. Aníbal Coutinho proferiu a palestra intitulada “Estabilidade anaeróbia de longo prazo em silagens” na qual foram abordados alguns tópicos como a demanda por estocagem de silagem nas regiões semiáridas, bem como, modificações que ocorrem na fermentação e na composição química com o tempo de armazenamento. Na palestra, o Prof. Aníbal também esclareceu alguns fatores que podem influenciar na estabilidade das silagens estocadas a longo prazo, assim como práticas de manejo para reduzir perdas durante o armazenamento como, evitar infiltrações de ar como vedação eficiente.

         

         

        Após o encerramento do ECOARIDO, o Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura –NEEF em comemoração aos seus 20 anos de criação, promoveu no dia 07 de dezembro o “Dia de Campo: NEEF 20 anos de forragicultura para a sociedade”. O evento contou com 5 estações que abordavam temas diversos sobre forragicultura e nutrição animal no semiárido.  O GERFAM também esteve presente através da participação do Prof. Aníbal Coutinho, que apresentou uma das estações com a temática “A técnica da ensilagem e o uso de subprodutos da agroindústria”. Na estação, o professor abordou a importância da conservação de forragem em regiões semiáridas, bem como a utilização de subprodutos da agroindústria obtidos do processamento do caju, maracujá, abacaxi e acerola. Foram apresentadas silagens de capim-elefante contendo subprodutos desidratados como aditivos. Nessa estação os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os subprodutos, bem como a composição química dos mesmos.

       O GERFAM agradece ao NEEF pelo convite e parabeniza toda a equipe do núcleo pela organização e realização dos eventos. Foram eventos de relevância para discussão de metodologias aplicadas aos ecossistemas pastoris.

 

Texto escrito por Rosana Ribeiro

ASCOM-GERFAM

11-12-2018

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

© 2014 by GERFAM. Todos os direitos reservados.