Egressos

Fernanda Zeidan Oliveira

Participação no GERFAM: 2013-2014

Carreira: Engenhera Agrônoma pela UFRA. Atualmente é discente de Doutorado em Agronomia da UFV

Contato:fernanda.zeidan@hotmail.com

Ana Lidia de Brito Oliveira 

Participação no GERFAM: 2013-2014

Carreira: Médica Veterinária pela UFRA. Atualmente é discente de mestrado em Saúde e Produção Animal da UFPA

Wagner Romulo Lima Lopes Filho

Participação no GERFAM: 2015-2017

Carreira: Engenheiro Agrônomo pela UFRA. Atualmente é discente de doutorado em Agronomoia da UFRA

Kely Prissila Saraiva Cordovil

Participação no GERFAM: 2015-2017

Carreira: Zootecnista pela UFRA. Atualmente é discente de mestrado em Biociências da UFOPA

Vitor de Sousa Araujo

Participação no GERFAM: 2014-2015

Carreira: Medico Veterinário pela UFRA. Atualmente é discente de mestrado do PPGSPAA-UFRA

Marcus Vinicius Santa Brígida Cardoso

Participação no GERFAM: 2013-2016

Carreira: Zootecnista pela UFRA. Atualmente é discente de doutorado em Zootecnia da UFLA

Contato:marcuscardoso21@gmail.com

Amanda Caroliny Marques de Queiroz

Participação no GERFAM: 2016-2020

Carreira: Zootecnista e mestre em Saúde e Produção Animal pela UFRA

Contato:amandaqueiroz201318@gmail.com

Bianca Rafaela Costa Silva

Participação no GERFAM: 2013-2018

Carreira: Zootecnista pela UFRA, mestre em Zootecnia pela UFPA. Atualmente é Técnica de Campo do Programa ATeG Leite em Rondônia

Contato: biancazootec22@gmail.com

Antônio Marcos Quadros Cunha

Participação no GERFAM: 2014-2020

Carreira: Zootecnista pela UFRA, doutor em Ciência Animal pela UFPA. Atualmente é Professor substituto de Zootecnia na UFPA, Cametá.

Contato: amqcunha@gmail.com

Benedita Maria Duarte Zifirino

Participação no GERFAM: 2018

Carreira: Agronomia - 9° semestre

Contato: bmdz18@gmail.com

Depoimento: Antes de sair da graduação, tive o privilégio de participar deste grupo magnífico (GERFAM), o qual adquiri experiências maravilhosas. Como a maioria dos estudantes que estão formando, estava um pouco nervosa ao pensar nos próximos passos da minha vida profissional, mas, com o GERFAM, fui aprimorando e colocando em prática meus conhecimentos adquiridos durante o curso. Inúmeras atividades foram exercidas no grupo tais como: montagem de experimentos, acompanhamento dos trabalhos de pesquisa dos alunos de mestrado e doutorado, análises de laboratório, organizações de eventos (Ciclo de palestras), reuniões semanais, apresentações de trabalhos, tudo isso, e as trocas de informações dentro do grupo, foram me acrescentando uma gama de conhecimento e um desejo muito maior pela pesquisa. Ao sair do GERFAM, surgiu a oportunidade de passar um período em Viçosa-MG, realizando análises de solo e material vegetal pela Embrapa, desta oportunidade, foram surgindo outras e atualmente sou aluna de mestrado no programa de pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas da UFV, linha de pesquisa - Fertilidade do solo e Nutrição de plantas. Agradeço a todos do grupo pela excelente convivência, conhecimentos adquiridos, ao professor/Coordenador Aníbal Coutinho pelo excelente trabalho e profissionalismo e a todos os colaboradores. Sucesso para todos nós. Construa sua carreira, aproveite as oportunidades e faça tudo com excelência, o resultado será realização dos seus sonhos. Escrito em 01/03/2016.

Depoimento: O GERFAM é um grupo que sempre foi organizado, com o envolvimento de todos os integrantes, auxiliando com o futuro profissional de quem esteja na equipe, seja na pesquisa, ensino e extensão. O GERFAM foi o meu primeiro estágio, entrei na primeira seleção, desenvolvi meu primeiro experimento sendo bolsista PIBIC e aprendi muito além do que imaginava. Sem dúvida nenhuma, contribuiu para o meu crescimento profissional e pessoal, sendo uma ótima oportunidade de treinamento para trabalhar diretamente com a produção animal. Só tenho a agradecer ao grupo, em especial, aos amigos que fiz, e àquele que foi meu orientador, Prof. Dr. Aníbal Coutinho do Rêgo. Escrito em 09/09/2018.

Depoimento: Primeiramente, gostaria de parabenizar o GERFAM pela iniciativa de criar um espaço para que nós egressos, pudéssemos deixar nosso depoimento a respeito da experiência de participar deste grupo. Falando de minha experiência, foi algo novo em minha carreira acadêmica, pois minha formação foi no curso de agronomia da UFRA, mas quando adentrei no PPGSPAA e tão logo fiz parte do GERFAM, através da Orientação do Prof. Cristian Faturi. Tive excelente recepção pelos membros do grupo, que me fizeram ter a honrar de ter realizado meu mestrado com a ajuda do GERFAM. Através desta experiência tive a oportunidade de conhecer uma gama de atividades ligadas não só a zootecnia, mais sim, uma diversidade de conhecimentos interdisciplinar, tanto na pesquisa, através dos experimentos de TCC, mestrado e doutorado, como também no ensino (através da oportunidade que me foi dado em realizar meu estagio de docência em sala de aula, ministrando aulas supervisionadas aos alunos de Zootecnia e Veterinária), além do enfoque da extensão do grupo, através das atividades de dia de campo, ciclo de palestras, mini-cursos entre outros. Essas atividades fazem com que os integrantes do grupo adquirem uma gama de experiências e informações envolvendo diversos campos das ciências agrárias, e não apenas na área zootécnica, como anteriormente eu acreditava. Esta formação em que os integrantes do GERFAM estão inseridos, com a orientação de seus professores coordenadores, com certeza deve ser seguida por outros cursos dentro da UFRA, pois seus componentes saem da universidade muito mais capacitados para encarar o mercado de trabalha fora da vida acadêmica. Sendo assim, o grupo me ofereceu a oportunidade de crescer profissionalmente, como futuro pesquisador e educador que pretendo ser, mais também como ser humano, através da amizade com os professores coordenadores, mais principalmente pelo excelentes colegas de profissão que fiz no decorrer de minha permanência no grupo, que até hoje são grande amigos que tenho a honrar de ter até hoje. Dessa forma, gostaria de agradecer ao GERFAM  e a possibilidade de engrandecer meus conhecimentos. Escrito em 09/09/2018.

Depoimento: Sou Kely Cordovil, estou formada em Zootecnia há pouco mais de 2 anos. Sou grata por muitas coisas na minha vida pessoal e profissional, e tenho orgulho de dizer que grande parte dessa minha satisfação se deve ao Gerfam. Junto ao grupo pude participar de trabalhos incríveis, além de ter tido a oportunidade de vivência numa propriedade rural,  onde realizei meu ESO, também através do grupo realizei meu TCC, e obtive o título de bacharel em zootecnia. Hoje sou mestranda no programa de Pós-graduação em Biociências na Universidade Federal do Oeste do estado do Pará-Ufopa, fui servidora do estado na Adepará  (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará) logo ao sair da Universidade, durante 2 anos e 3 meses . Dito isso, só tenho que agradecer ao Gerfam e aos professores/orientadores e colegas do grupo. #gratidão. Escrito em 24/03/2020.

Depoimento: Me chamo Vitor Araújo, Médico Veterinário, e fui membro do GERFAM e bolsista de iniciação científica pelo grupo por um ano (2014-2015). Devo admitir que, no início, tive ligeiro receio a aceitação do grupo para comigo, afinal, o que um aluno de veterinária faz em um grupo de estudos em forragicultura? Entretanto, me senti muito bem incluído e aceito. Durante a minha permanência pude participar de diversas atividades, como reuniões semanais e de planejamento, experimentos científicos (incluindo o meu próprio), estudos em grupo de artigos em inglês, organização de eventos (como dia de campo e ciclo de palestras) e viagens para trabalhos práticos. A partir disso, consegui entender que existe uma ampla gama de conhecimentos nas ciências agrárias e o médico veterinário está inserido em tudo isso! Por fim, sou imensamente grato por toda experiência que vivi durante esse tempo, pela oportunidade de ser bolsista PIBIC e pelos grandes amigos que conquistei no grupo. Obrigado, GERFAM! Escrito em 24/03/2020.

Depoimento: Me chamo Marcus Cardoso, Zootecnista, e tive o imenso prazer de ter participado do GERFAM durante toda a minha graduação. Entrei no grupo na primeira seleção de treinandos, quando o grupo foi criado em 2012, e participei do grupo até o fim da minha graduação. Tive a oportunidade de participar de diversos trabalhos que envolviam a parte prática do curso e também monitor durante 2 anos, e graças ao grupo e aos coordenadores, eu pude encontrar aquilo que mais gosto de fazer e trabalhar, que é o estudo da Forragicultura. Nele tive a chance de fazer um estágio na área, aplicando os ensinamentos práticos obtidos na condução dos experimentos para a realidade do campo, o que é muito gratificante para alguém que está formando, além da realização do meu TCC. Participar do grupo foi de grande satisfação, pois me abriu muitas portas e me deu muitos subsídios para continuar trilhando meu caminho mesmo após o término da graduação, continuando na pós-graduação. Participar desse grupo e vê-lo crescer a cada ano é muito gratificante para mim que sou da primeira geração de treinandos, quando no momento em que foi criado não tinha quase nada de recurso para a realização das nossas atividades. Hoje eu levo o grupo com muito carinho, como uma segunda família juntamente com a minha segunda casa, que é a UFRA, através de cada amizade que fiz e cada orientador que sempre buscou e continua dando o seu melhor pelos seus estudantes, assim como fizeram por mim. Desejo que esse grupo continue crescendo fortemente e que cada vez mais seja reconhecido. Meu mais sincero, muito obrigado!!! Escrito em 24/03/2020.

Depoimento: Me chamo Amanda Queiroz, ingressei no GERFAM como treinanda em 2016 e permaneci até fevereiro de 2020 como aluna de pós-graduação. Resolvi fazer a seleção para o grupo durante a disciplina de Forragicultura II no curso de Zootecnia, onde tive certeza que gostaria de seguir a linha de pesquisa na área de conservação de forragem. Geralmente entramos muito novos na graduação, eu entrei com 18 anos, e nossa personalidade acaba sendo moldada durante o curso. Na universidade não adquirimos conhecimento apenas profissionais, mas também aprendemos a lidar com a vida. E esses aprendizados foram muito mais aprimorados a partir do momento que entrei no grupo de estudos.  No grupo somos direcionados pelos orientadores sempre extrairmos nosso potencial máximo, e isso fez com que me dedicasse e comprometesse ainda mais com o curso e o estágio, e essas características me faltavam no início da graduação. A partir do estágio, participando dos experimentos, vi o quanto me identificava com a pesquisa, e por isso ingressei no mestrado. Atualmente estou me preparando para futuros processos seletivos de doutorado e continuo colaborando com o grupo. Agradeço ao grupo pelas oportunidades e amizades conquistadas, muito obrigada!! Escrito em 26/03/2020.

Depoimento: Me chamo Bianca Rafaela Silva, sou Zootecnista e Mestre em Ciência Animal e atualmente técnica de campo pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar - ATeG Leite, em Rondônia. Iniciei com essa breve apresentação profissional, pois é fruto de muito empenho e dedicação, mas também da colaboração de profissionais que me foram e são referências desde a graduação. Entrei no GERFAM em 2013, ainda no início do quarto semestre na Zootecnia, fui bolsista extensão pelo grupo, desenvolvendo atividades principalmente de organização de eventos científicos dentro da universidade e logo após fui bolsista de iniciação científica até o final da graduação, o que me ampliou conhecimento e também me deu incentivos a ingressar no mestrado. Hoje posso praticar muito dos conhecimentos adquiridos durante minha vida neste grupo e sou grata pelo incentivo e pelo apoio e tudo que me oportunizou aprender. Espero que mais graduandos possam continuar tendo o mesmo incentivo e apoio pelo grupo. Abraços! Escrito em 27/03/2020.

Depoimento: Entrei no GERFAM em março de 2014, fui um dos primeiros alunos de Pós-Graduação a fazer parte do grupo. Durante os últimos seis anos fazer parte dessa família foi essencial em minha formação como profissional e como pessoa. Estando no GERFAM tive a oportunidade de desenvolver diversos trabalhos de pesquisa dentre eles, o de Mestrado onde foi necessário sair da zona de conforto e aprender a lidar com as diferenças dos colegas que estiveram presentes ao longo dos dois anos de mestrado e moradia na FEIGA. Nos dois últimos anos do Doutorado tive a oportunidade de desenvolver trabalhos e morar no berço do Boi 777, referência nacional na pesquisa com bovinos de corte, estando sob a coorientação dos pesquisadores Flávio Dutra de Resende, Gustavo Rezende Siqueira e Ivanna Moraes de Oliveira, idealizadores do conceito do Boi 777. Graças ao GERFAM adquiri habilidades, conhecimentos e técnicas para ser o melhor profissional possível dentro da área de produção animal. Fazendo parte do grupo passei a gostar de ministrar treinamentos, palestras, cursos e aulas juntos com os orientadores, com isso acabei me encontrando dentro da área de zootecnia, onde atualmente sou professor substituto. Meu muito obrigado ao GERFAM e ao professor Aníbal que me acolheram nos últimos seis ano. Desejo que o grupo continue a se fortalecer e que cresça e dê oportunidades e conhecimentos a todos que precisam. Escrito em 27/03/2020.

Depoimento: Quando eu fui aprovada no processo seletivo e comecei a participar do Gerfam compreendi ainda mais a importância do ensino, pesquisa, extensão dentro do âmbito universitário. Um grupo extremamente organizado e comprometido em formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho. O Gerfam foi meu primeiro estágio na Ufra e eu tive privilégio de participar como membro bolsista de iniciação cientifica, desenvolver um trabalho e acompanhar outros com o auxílio dos professores/orientadores e dos membros da pós-graduação que sempre estão disponíveis a nos ajudar e ensinar. Aqui fica todo meu agradecimento ao grupo e, em especial ao meu orientador Prof. Dr. Aníbal Coutinho do Rêgo e as Msc. Rita Mendonça e Msc. Sarah Sousa por terem contribuído com o meu desenvolvimento acadêmico e profissional. Escrito em 04/03/2020

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

© 2014 by GERFAM. Todos os direitos reservados.