Projetos de Pesquisa

Utilização da mandioca como fonte de forragem e concentrado energético no bioma Amazônia 

Diagnóstico da produção e utilização de silagens de capins tropicais no Brasil

A mandioca apresenta comprovado potencial para utilização na alimentação de ruminantes. Entretanto, esse potencial ainda não é explorado na região amazônica e ainda existe a necessidade de informações sobre o manejo agronômico da cultura para a produção de forragem e seus impactos sobre a produção de raiz. 

Leia mais

clicando aqui

Questionário

Termo de consentimento

Se você é técnico de campo ou consultor em fazendas que produzem silagem de capins, e deseja colaborar com essa pesquisa. 

clique no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/1CisXaALZmHhvqXBz_w9T708VocQNaM_THLkFXaLz13I/edit

Após preencher o questionário, envie o termo de consentimento (presente ao lado em pdf)e envie para nosso e-mail que consta no termo. 

O objetivo do projeto é caracterizardiferentes híbridos de milho destinados a produção de silagem, plantados na região nordeste paraense ( Igarapé-Açú). A região apresenta precipitação acima de 2.000mm em determinados meses do ano. Assim, o desenvolvimento do projeto busca compreender como funciona a produção e resistência dos híbridos nessas caracteristicas edafoclimáticas da região. Após a colheita, os híbridos serão ensilados e as caracteristicas fermentativas, composição microbiológica e composição química das silagens serão avaliadas.

O objetivo do projeto é avaliar o efeito do tempo de exposição ao ar e o uso de inoculantes bacterianos na realocação de silagens de milho, sob as características fermentativas, o valor nutritivo das silagens, e o desempenho de ovinos. A venda de silagem, principalmente de milho, tem movimentado cada vez mais o comércio de forragens conservadas e é feita principalmente por meio da realocação da massa de um silo para outro. O processo de realocação de silagens é caracterizado pela produção da silagem, posterior desabastecimento, transporte, recompactação e vedação em um novo silo, podendo esse ser sacos plásticos resistentes, ou principalmente silos de grande capacidade de armazenamento em outras propriedades (CHEN & WEINBERG, 2014).

Com o crescimento dos rebanhos de ovinos e consequente intensificação dos sistemas de produção, a atividade exige maior demanda por ingredientes para a composição das dietas concentradas, ingredientes estes que proporcionem bom desempenho animal e que possam agregar valor ao produto final com baixo custo de produção. O aproveitamento do óleo de fritura residual na alimentação de ovinos pode se tornar uma alternativa interessante para aumentar a concentração energética das dietas, bem como, na redução dos custos, pois muitas vezes descartado no ambiente pelos usuários, tornando-se um sério poluente.

(ver mais)

Produtividade, valor nutritivo e respostas morfofisiológicas da espécie Panicum maximum cv. Tanzânia e cv. Massai sob diferentes frequências de desfolhação ao longo do ano. 

A produção de ruminantes no Brasil baseia-se principalmente no uso de pastagem como principal fonte de energia das dietas. O manejo adequado das pastagens e do sistema de pastejo na propriedade é de fundamental importância para aumentar a produtividade e redução dos custos.

(ver mais)

A silagem de milho é uma das principais opções de volumoso utilizada na alimentação de ruminantes. No entanto, práticas de manejo que visam potencializar a eficiência de uso da cultura na colheita e a melhoria no tempo de estabilidade aeróbia ainda precisam ser consolidadas. 

(ver mais)

Dinâmica de crescimento do capim Panicum maximum Jacq cv. Mombaça sob diferentes adubações nitrogenadas e condições de alta precipitação pluviométrica e alta temperatura.

Quando as condições de clima e manejo são adequadas, capins do gênero Panicum apresentam elevada produção por área, bom valor nutritivo, elevada aceitabilidade pelos animais, sem apresentar princípios tóxicos ou antinutricionais, isso porque em condições climáticas Af, sendo uma condição caracterizada por precipitação pluviométrica frequente em todos os meses do ano, ou seja, ausência de uma estacionalidade no regime de chuvas não há uma sazonalidade na produção de forragens tão definida quanto em outros lugares do Brasil.

(ver mais)

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

© 2014 by GERFAM. Todos os direitos reservados.