Histórico & Atuação

       O Grupo de Estudo em Ruminantes e Forragicultura da Amazônia - GERFAM, é um grupo cuja criação ocorreu em dezembro de 2012 pelo Professor Aníbal Coutinho do Rêgo. Com ajuda de outros docentes da Universidade Federal Rural da Amazônia, o grupo vislumbraram fortalecer, estimular e integrar o corpo discente e docente da UFRA que trabalham nas áreas de forragicultura e produção de ruminantes. Pensando especialmente em favor do corpo discente, no sentido de que a criação de grupos de estudos aumenta a autoestima dos estudantes, o grupo de professores busca constantemente o envolvimento dos participantes com atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão, de acordo com suas afinidades.

     O GERFAM foi idealizado também com o objetivo de contribuir na formação de profissionais de ensino superior da presente instituição de ensino, criando um ambiente para reflexão de teorias existentes na área ou de teorias provenientes das pesquisas e atividades desenvolvidas na instituição.

      Além disso, o grupo procura contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia nas áreas de nutrição de ruminantes e forragicultura sempre trabalhando de forma integrada com as áreas. Através do acompanhamento na formação dos profissionais de nível superior, desenvolvendo e compartilhando conhecimento técnico, científico desenvolvido na universidade, o GERFAM tem oferecido serviços à sociedade por meio de atividades de extensão universitária. 

Pesquisas

     O GERFAM prioriza o desenvolvimento de pesquisas integradas na área de nutrição/produção de ruminantes e forragicultura concentrando os esforços no desenvolvimento sustentável da região Amazônica, principalmente no estado do Pará. As pesquisas na área de forragicultura são direcionadas ao manejo, produção e conservação de plantas forrageiras utilizadas na região Amazônica. Além disso, é estimulado o desenvolvimento de pesquisas com recuperação de pastagens degradadas, no sentido de intensificar o uso de áreas já existentes para produção animal.

     As pesquisas em nutrição/produção de ruminantes são desenvolvidas principalmente nas cadeias produtivas da ovinocultura, caprinocultura, bovinocultura e bubalinocultura, tanto de corte como de leite. São desenvolvidas ainda pesquisas com o aproveitamento de coprodutos de agroindústrias da região Amazônica.

      A condução de tais pesquisas são financiadas e suportadas por parcerias público-privada e por aprovação de projetos em órgãos de fomentos.

Extensão

      O GERFAM promove Dias de campo com o intuito de difundir conhecimentos e permitir a integração de produtores rurais, assentados e comunidades, com a instituição, difundindo tecnologias desenvolvidas na academia.

     O grupo desenvolve projetos de extensão voltados à produtores locais com o propósito de impulsionar o desenvolvimento sustentável da região na área abrangente à forragicultura e criação de ruminantes.

Eventos internos e externos

       Internamente o GERFAM realiza a reestruturação das áreas e setores do campus da UFRA de Belém. O grupo é responsável pelo acompanhamento e gerenciamento das áreas do Campus, cujo objetivo central é simular as condições que acontecem no gerenciamento de propriedades rurais.

     O grupo procura realizar viagens técnicas com participação dos integrantes do grupo para fazendas ou agroindústrias. O objetivo dessas viagens é estreitar os laços entre a universidade e o setor produtivo, bem como, adquirir conhecimento e vivência.

      O GERFAM realiza periodicamente palestras técnicas com prelecionistas da própria instituição ou de instituições externas, procurando assim fornecer oportunidade aos acadêmicos de adquirir conhecimentos. São organizados ciclos de palestras com objetivo de difundir conhecimentos entre os integrantes da comunidade acadêmica, além de incentivar a integração dos demais Campus da Universidade Federal Rural da Amazônia, com a participação de docentes e discentes dos diversos Campus.

       Constantemente os integrantes do grupo são incentivados a participarem em eventos externos, como ciclos de palestras, dias de campo, simpósios, congressos, mostras científicas e etc. A participação em congressos é uma forma do grupo expor os resultados obtidos nas pesquisas e outras atividades desenvolvidas anualmente.

        Em todos os eventos que o GERFAM realiza, é incentivado a participação e integração do presente grupo com outros grupos existentes na instituição.

E não para por aí...

     A criação deste site é uma realização do grupo planejada desde o momento de sua idealização e, portanto, uma meta alcançada para contribuir com a evolução do trabalho que fazemos. Este site permite a você, leitor, poder acompanhar o desenvolvimento de nossas atividades já realizadas, que estão em andamento e ainda conhecer nossas metas. Com o portal, você poderá interagir conosco, participar dos nossos eventos e ter acesso a trabalhos, resumos e pesquisas por nós realizados. Não deixe de acessar nossa redes sociais e fique por dentro dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo.

Texto: Ascom - GERFAM

 

 

 

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

© 2014 by GERFAM. Todos os direitos reservados.