II Curso de Férias

Implantação de Capineira Capim-Elefante/Cana-de-açúcar

 

 O II Curso de Férias, Implantação de capineira de capim-Elefante/cana-de-açúcar foi  realizado de 21 a 25 de julho, no prédio da zootecnia profissionalizante, com prática realizada no CPCOP (Centro de Pesquisa em Caprinos e Ovinos do Pará), também na UFRA. O assunto abordado foi a implantação de capineiras de Pennisetum purpureum (capim elefante) e Saccharum officinarum L. (cana-de-açúcar). A intenção foi discutir a formação de capineira, suas vantagens, como implantá-la, e como fazer isso de modo prático, sem esquecer do manejo adequado da espécie.

 

   Entre os assuntos abordados estavam a identificação e avaliação de cultivares de capim-Elefante e cana-de-açúcar; características morfofisiológicas das plantas e suas implicações no manejo de capineira; adubação para estabelecimento e manutenção de capim-Elefante e cana-de-açúcar; formação e utilização de capineira de capim-Elefante; utilização do capim-Elefante e cana-de-açúcar na forma de forragem conservada; produção animal com utilização de capineira de capim-elefante e cana-de-açúcar; dimensionamento de capineira.

 

   O curso foi destinado principalmente à estudantes de graduação e profissionais das áreas de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. “A intenção é integrar os discentes e outros interessados nas atividades pertinentes a profissionalização dos cursos oferecidos pela universidade, exclusivamente os de maior proximidade com a produção animal, principalmente de ruminantes, que é o nosso enfoque’’ diz Professor Anibal Coutinho coordenador do GERFAM.

 

Texto adaptado: Rafael Rabelo (UFRA ASCOM)

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

© 2014 by GERFAM. Todos os direitos reservados.